| hmin
O caos e focos de resistência continuam a dificultar o controle total do Iraque pelas tropas aliadas. Explosões, incêndios e saques foram registras neste domingo, dia 13, por todo o país. Nos piores incidentes, a Biblioteca Nacional de Bagdá pegou fogo e uma intensa explosão ocorreu num aeroporto da cidade. O boa notícia para as tropas aliadas foi a volta de policiais de Basra ao trabalho.
A bibioteca, onde havia documentos originais de grande valor, foi incendiada por saqueadores. Localizada em frente ao Ministério da Defesa, o Palácio do Saber, construído em 1951, é também a sede do Centro Nacional de Arquivos. O incêndio ocorreu dois dias depois que foi saqueado o Museu Nacional de Bagdá, que abrigava a coleção mais importante de obras da antiquidade do Oriente Médio.
Não há informações sobre as causas da explosão no aeroporto da cidade. De acordo com as imagens divulgadas, registradas por uma equipe de TV paquistanesa, um grupo de jornalistas tentava seguir viagem para o centro da Capital. No caminho, foram detidos em um posto de controle. Enquanto a equipe discutia com os militares, uma intensa explosão ocorreu na área do aeroporto, a poucos quilômetros de distância. Os oficiais responsáveis pela área não esclareceram os motivos do incidente.
Em Basra, no sul do Iraque, 40 policiais voltaram ao trabalho. Com a ajuda de civis, eles limparam e reabriram uma das delegacias da cidade. Policiais iraquianos trancaram as portas, enquanto soldados britânicos observaram a faxina, feita por crianças. Guardas de trânsito também voltaram ao trabalho e já orientam motoristas em Basra.
Em Cabul, uma forte explosão atingiu a região leste da cidade. A explosão teria acontecido nas proximidades da embaixada dos Estados Unidos.
As informações são da Globo News.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.