| hmin
Em uma das cerimônias comandadas pelo papa João Paulo II no Vaticano às vésperas da Páscoa, a missa realizada nesta quinta, dia 17, o papa disse a milhares de fiéis reunidos na Basílica de São Pedro que suas doações ajudariam a aliviar o sofrimento da população iraquiana, atingida pela guerra.
Segundo o Papa, ele espera que as doações recolhidas durante esta celebração sirvam para aliviar as necessidades mais urgentes dos que ainda sofrem no Iraque em razão da guerra. O pontífice liderou uma campanha veemente de oposição à guerra antes do início do confronto.
Desde a tomada de Bagdá, o Vaticano faz apelos para o fim completo dos conflitos e oferece contribuir para a entrega da ajuda humanitária por meio das dioceses iraquianas. Durante a missa de quinta à noite, feita para lembrar a Última Ceia de Jesus Cristo com os apóstolos, o papa disse que os presentes à celebração não poderiam ficar indiferentes em face da pobreza e dos necessitados.
Tanto na missa da manhã como na da noite, o pontífice de 82 anos usou um novo trono móvel para andar pelo corredor da basílica e um pequeno elevador para chegar ao altar principal. Pelo segundo ano consecutivo, dois cardeais realizaram no lugar dele a cerimônia do lava-pés de 12 padres. A quinta marcou o início de várias atividades para o papa, que no domingo, dia 20, celebra a Páscoa.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.