| hmin
Autoridade do Congresso Nacional Iraquiano de Ahmad Chalabi, Mohammed Mohsen Zubaidi, disse nesta quinta, dia 17, ter sido escolhido para chefiar um conselho interino para governar Bagdá, depois do colapso do regime de Saddam Hussein. Falando com repórteres Zubaidi afirmou que foi eleito vizier, ou chefe, por pessoas representando clérigos, acadêmicos, xiitas e sunitas, além de cristãos e escritores.
Os diferentes grupos de oposição do Iraque lutam por posições para preencher um vácuo de poder depois que as forças dos Estados Unidos derrubaram o governo de 24 anos de Saddam. Zubaidi afirmou não ter planos de ocupar a Presidência do país.
O congressista declarou buscar, apenas, servir ao povo iraquiano e ajudar a retomar a ordem e os serviços públicos na Capital, que tem vivido uma onda de saques e violência. Zubaidi garantiu manter contato próximo com militares dos EUA, acrescentando que soldados norte-americanos só deixariam o Iraque uma vez que tivessem certeza de que os iraquianos poderiam se governar sozinhos.
– Temos uma grande necessidade do governo dos EUA a fim de restaurar a paz e a ordem em Bagdá e ajudar o povo do Iraque. Achamos que os Estados Unidos da América respeitam o direito do povo de se governar sozinho – declarou.
Zubaidi assegurou ainda estar atuando junto às forças militares ocidentais para reiniciar o abastecimento de energia, combustível e gás de cozinha.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.