| hmin
Iraquianos protestaram neste sábado, dia 12, em Badgá pela quebra da lei e da ordem desde que as forças norte-americanas derrubaram Saddam Hussein, e policiais iraquianos se ofereceram para ajudar a acabar com os saques e a anarquia.
Segurando uma faixa com os dizeres ``Queremos um novo governo o mais breve possível para garantir a segurança e a paz'', cerca de cem iraquianos, a maioria estudantes, protestaram do lado de fora do hotel Palestina, no centro de Bagdá, onde fica a maioria dos jornalistas estrangeiros.
– Queremos cooperar com o novo governo iraquiano e com as tropas americanas para manter a paz e a segurança – disse Dhargham Adnan, estudante de 25 anos da Universidade de Bagdá.
A violência e os saques tomaram conta do Iraque depois da queda do regime linha-dura de 24 anos de Saddam Hussein. Voluntários afirmam que a chegada da ajuda humanitária urgentemente necessária pode atrasar a menos que as forças norte-americanas entrem em ação para evitar a anarquia.
Haidir Shawk, engenheiro de 58 anos, pediu que os soldados norte-americanos atuem para impor a ordem.
– Os americanos substituíram o regime e a segurança é parte da responsabilidade deles – afirmou.
Enquanto isso, vários ex-policiais iraquianos falavam com autoridades norte-americanas no hotel Palestina para oferecer seus serviços voluntários.
– Nos oferecemos para manter a segurança da cidade – disse o brigadeiro Mohammed al-Bandr, policial aposentado que disse ter dirigido um posto policial em Bagdá ocidental até 1996, quando foi obrigado a se aposentar pelo governo de Saddam.
– Pedimos que as patrulhas policiais retomem seus trabalhos. Os americanos gostaram da nossa atitude e disseram querer colaborar conosco – completou. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.