| hmin
A rede de TV norte-americana CNN apresentou no início da tarde deste sábado, dia 5, as primeiras imagens das tropas dos Estados Unidos em Bagdá. Os vídeos mostram soldados distribuídos pelas ruas da capital iraquiana em missão de reconhecimento sem que haja qualquer conflito com as forças que defendem o presidente Saddam Hussein. A cidade revela sinais dos forte bombardeios que antecederam os ataques por terra: os militares são vistos em meio a blocos de concreto e ruínas de construções.
Uma coluna de cerca de 50 veículos militares norte-americanos entrou repentinamente no coração de Bagdá. A coluna entrou pelo sudeste da cidade e usou algumas das principais avenidas para subir até o Rio Tigre. De lá rumou para Noroeste, até o aeroporto internacional, a 16 quilômetros da cidade. A incursão durou três horas e houve enfrentamentos esporádicos com combatentes iraquianos. Segundo o jornal The New York Times, um tanque se perdeu e o soldado que o conduzia morreu.
A ocupação de parte da Capital foi anunciada nesta manhã pelo capitão das forças dos Estados Unidos, Frank Thorp, no Comando Central no Catar:
– Nós temos sim tropas na cidade de Bagdá. Elas estão no meio da cidade de Bagdá. Nós vamos continuar avançando – garantiu.
Não foi divulgado o número de soldados norte-americanos situados na cidade. Outro general dos EUA, Victor Renuart, disse que as tropas do país continuarão ingressando na capital do Iraque como e quando quiserem, o que, segundo ele, não representa o final da guerra.
Mais tarde, ministro da Informação do Iraque, Mohammed Saeef al-Sahaf, negou o novo avanço das tropas aliadas e disse que o centro de Bagdá está sob firme controle das forças iraquianas,
– Vocês podem ir e visitar esses lugares – convidou. - Não há nada lá. Há postos de controle iraquianos e tudo está ok – assegurou.
Com informações da Globo News e da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.