| hmin
Mais de três em cada quatro norte-americanos apóiam a guerra contra o Iraque. Realizada nos dias 2 e 3 de abril, pesquisa do Los Angeles Times revela que a taxa de aprovação do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, saltou 12 pontos percentuais, chegando a 68%. A sondagem, divulgada neste sábado, dia 5, apurou que 70% dos democratas e 95% dos republicanos apóiam a ação militar contra o ditador Saddam Hussein.
O levantamento, feito por telefone com 745 norte-americanos, constatou que 7 em cada 10 acreditam que os Estados Unidos têm a "autoridade moral" para atacar o Iraque, e mais de 60% acham que, como resultado, o mundo seria um lugar mais seguro. Apenas 11% disseram que considerariam a guerra um sucesso se o presidente iraquiano, Saddam Hussein, permanecesse no poder, mesmo se as suspeitas armas de destruição em massa fossem eliminadas.
Quase quatro quintos dos entrevistados acreditam na argumentação da administração Bush de que o Iraque tem ligações com a rede Al-Qaeda, de Osama bin Laden. Três quintos acham que Saddam é responsável pelo menos de alguma forma pelos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos – acusação que não foi feita por Bush.
Mesmo com o aumento do apoio à guerra, as preocupações com a economia permanecem. Dois quintos dos entrevistados acreditam que o conflito afetará a economia.
A pesquisa tem uma margem de erro de mais ou menos 4%.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.