| 03/04/2003 17h31min
A anunciada batalha por Bagdá já teve seu primeiro combate no Aeroporto Internacional Saddam, localizado a cerca de 16 quilômetros do centro da capital iraquiana. Segundo fontes militares, aviões das forças de coalizão atacaram nesta quinta, dia 3, o local. O correspondente Luke Baker, da agência Reuters, afirmou que a força-tarefa da 3ª Divisão de Infantaria havia iniciado bombardeio contra a área. Conforme declarações do jornalista, as bombas utilizadas seriam de grande porte.
– Ainda não há uma avaliação sobre a batalha, mas eles não encontraram nenhuma resistência até agora – disse Baker nos arredores de Bagdá.
Algumas dados indicam que as tropas da 3ª Infantaria tomaram posições a sudeste e a oeste do aeroporto e enfrentam iraquianos que defendem o prédio. O oficial de informação capitão Kevin Jackson disse que as ofensivas estão sendo dirigidas propositalmente para o aeroporto.
Não há até o momento mais nenhuma informação disponível, mas fontes disseram que as forças norte-americanas descobriram sistema de túneis sob o aeroporto, um dos quais chegava até o Rio Tigre.
No vilarejo de Furat, perto do aeroporto de Bagdá, um ataque com míssil matou dezenas de iraquianos, incluindo civis e soldados, disse um repórter da Reuters. Segundo ele, mais de 120 pessoas ficaram feridas. Autoridades iraquianas anunciaram que o total dos mortos foi de 83, mas o número não pôde ser confirmado com uma fonte independente.
Nesta quinta-feira, a capital iraquiana foi mais uma vez alvo dos bombardeios norte-americanos e, pela primeira vez desde o início da guerra, ficou no escuro, com a eletricidade cortada. As tropas dos aliados estão cada vez mais próximas da capital, em posições a 10 quilômetros da cidade.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.