| 03/04/2003 14h08min
Os Estados Unidos estariam enfrentando a quarta guerra mundial, segundo o ex-diretor da Central de Inteligência Americana (CIA), a polícia federal norte-americana, James Woolsey. Cerca de 300 estudantes, a grande maiorida da Universidade da Califórnia, assistiram ontem, dia 3, às polêmicas declarações. Tratado pela imprensa norte-americana como importante figura na possível reconstrução do Iraque, ele acredita que o presente embate no Oriente Médio será mais longo do que a primeira guerra mundial. Woolsey só espera que seja mais breve que a Guerra Fria, classificada por ele como o terceiro grande conflito.
A CNN divulgou declaração do antigo membro da CIA, na qual ele dizia que os EUA têm três inimigos principais: os líderes religiosos do Irã xiita, os fascistas de Iraque e Síria, e grupos radicais islâmicos como a rede terrorista Al-Qaeda de Osama bin Laden. Woolsey crê que pode
levar décadas essa cruzada
americana pela democracia no Oriente. Citando os presidentes do Egito, Hosni Mubarak, e os líderes da Arábia Saudita, antigos aliados americanos, ele afirmou:
– Queremos vocês nervosos. Queremos que entendam que pela quarta vez em cem anos, este país e seus aliados estão a caminho e estamos ao lado daqueles que vocês – os Mubarak, a família real saudita – mais temem: estamos do lado de seu povo.
As informações são da Globo News.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.