| hmin
As tropas aliadas já estão a cerca de 30 quilômetros de Bagdá, infomou o Comando Central dos Estados Unidos. Os soldados avançam em duas frentes em direção a capital iraquiana, lutando contra a resistência iraquiana. Segundo as informações do Comando, os americanos cruzaram os rios Tigre e Eufrates, capturaram uma importante ponte na rota até Bagdá e eliminaram uma divisão da Guarda Republicana.
– O punhal está claramente apontado para o coração do regime de Bagdá – disse o general norte-americano Vincent Brooks nesta quarta, dia 2.
Os avanços ocorreram depois de as forças dos EUA terem cruzado a "Zona Vermelha" - linha imaginária traçada pelo regime de Saddam para defender sua capital. As autoridades americanas temem que os iraquianos usem armas químicas contra as tropas invasoras que cruzarem esta linha.
O governo iraquiano, entretando, nega o avanço do aliados. Um porta-voz militar disse que a Divisão Bagdá continua controlando seu território e "goza de alto moral para combater o inimigo e destruí-lo".
O ministro iraquiano da Informação, Mohammed Saeed Al Sahaf, disse que a resistência permanece e que os bombardeios aéreos das últimas 24 horas mataram 24 civis e feriram 186 – dos quais dez mortos e 90 feridos só em Bagdá.
– Não importa quantos civis iraquianos eles matem, isso vai nos deixar mais fortes e determinados a repelir a invasão – afirmou Sahaf.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.