| hmin
Os protestos contra a guerra movimentam milhares de pessoas pelo mundo. Nesta quinta, dia 20, o pátio externo da embaixada dos Estados Unidos em Brasília foi ocupado por cerca de cem pessoas, incluindo um grupo de parlamentares, para protestar contra o conflito.
Os manifestantes do Comitê Não à Guerra em Defesa do Povo Iraquiano, coordenado pela Central Única de Trabalhadores (CUT), exibiram cartazes que associavam a imagem do presidente norte-americano George W. Bush ao do ex-ditador alemão Adolf Hitler. A segurança interna da embaixada foi reforçada e a Polícia Militar do Distrito Federal também esteve presente no local para garantir que não houvesse tumulto. Um carro de som que levava manifestantes foi impedido de estacionar no pátio.
Em Porto Alegre, vereadores fizeram uma manifestação pela paz no planeta no início da sessão legislativa desta quinta. Eles abriram uma faixa com a
palavra "PAZ", pedindo o fim do conflito entre Estados Unidos e
Iraque, além de distribuírem fitas
brancas a todos os colegas. Durante o transcorrer da sessão, a faixa ficou afixada no plenário.
Velas foram acesas num pedido de paz na Itália. Em Roma, milhares de velas iluminaram o Coliseu. Na Alemenha, crianças levantaram bandeiras dos Estados Unidos com dizeres anti-guerra e fizeram protestos em frente à embaixada americana em Berlim.
Nos Estados Unidos, milhares de protestantes vestidos com roupas pretas foram às ruas para fazer manifestações anti-guerra em São Francisco. Centenas foram detidos e alguns apelaram para o vandalismo. Em Minneapolis, mais de mil alunos da Universidade de Minnesota saíram das aulas para levantar cartazes contra os conflitos. Manifestações de estudantes tambpem ocorreram em outras dezenas Estados americanos.
Em frente ao consulado dos Estados Unidos em Vancouver, no Canadá, centenas de pessoas montaram um acampamento de paz, para protestar contra a guerra. A polícia deteu um homem antes que ele ateasse fogo à uma bandeira americana. No México, manifestantes se puseram em frente à embaixada britânica, e pintaram no chão em grandes letras vermelhas "No guerra". Na Escócia, um menino ergueu um cartaz em apelo contra a guerra, em Glasgow.
Com informações da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.