| hmin
O líder turco Tayyip Erdogan afirmou neste sábado, dia 1º, que a decisão do Parlamento da Turquia de negar autorização para que os Estados Unidos usem bases e portos do país em uma possível guerra contra o Iraque foi um resultado completamente democrático. O comentário indica que o líder do partido que está no poder vai aceitar a decisão, que frustra os planos militares americanos.
O partido de Justiça e Desenvolvimento vai se reunir no domingo, dia 2, para debater uma solução. O governo pode tentar submeter a moção novamente à aprovação do Parlamento, mas Erdogan não afirmou que isso seria feito. Após a divulgação do resultado, o governo do presidente George W. Bush pediu esclarecimentos sobre a votação. As primeiras informações davam conta que a proposta tinha sido aprovada, mas, pouco depois, o presidente do Legislativo disse que a votação foi anulada porque a moção não conseguiu a maioria simples dos votos dos 534 parlamentares presentes à sessão.
Em uma sessão fechada, a proposta recebeu 264 favor, 251 contra e 19 abstenções. O governo chegou a considerar vitória, mas o oposicionista Partido Republicano do Povo (CHP) alegou que o resultado não era válido, porque a medida não obteve a maioria simples de 268 votos.
Com informações da Globo News.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.