| 02/02/2003 15h01min
Pedaços dos corpos dos sete tripulantes do ônibus espacial Columbia foram encontrados em Hemphill, no Texas, Estados Unidos, neste domingo, dia 2. A nave explodiu sábado, dia 1, minutos antes de aterrisar. Segundo a polícia, restos da Columbia também foram localizados em mais de 70 pontos diferentes. O presidente norte-americano, George W. Bush, declarou estado de emergência para ajudar na retirada dos destroços do ônibus espacial. O espaço aéreo do Texas foi reduzido para facilitar as buscas. Uma substância tóxica se alastrou por um corredor de 190 quilômetros em território texano e uma nuvem de cinzas e fragmentos de metal atingiu parte da Louisiana.
Os pedaços têm sido achados ao longo de rodovias, estacionamentos, calçadas e quintais. Segundo a BBC, pelo menos seis pessoas precisaram de atentimento médico por terem se queimado ou apresentado problemas respiratórios depois de se aproximar muito de pedaços do Columbia, em Hemphill, no Texas.
Umas das áreas
mais atingidas pelos destroços
foi o condado de Sabine. Centenas de pedaços já foram localizados, um deles do tamanho de um carro pequeno. Autoridades locais disseram que várias partes de corpos foram achadas, mas não deram detalhes. Em Hemphill, perto da divisa com a Louisiana, um menino achou uma perna queimada entre destroços.
Nos pedaços do Columbia, a Nasa espera achar a resposta para o que levou a uma das piores tragédias da história da exploração espacial. Por enquanto, a hipótese considerada a mais provável pelos especialistas é que pedaços da cobertura isolante térmica da asa esquerda do ônibus espacial tenham se soltado pouco depois da decolagem, quando uma espuma soltou-se de um tanque externo de combustível e bateu naquela área.
Com informações da Globo News.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.