| 11/01/2006 13h45min
As autoridades romenas anunciaram hoje a aparição de dois novos focos de gripe aviária no departamento de Braila, no sudeste do país. Trata-se das localidades Ciresu e Dudesti, onde já se tinha detectado há um mês o vírus H5N1 e aplicado as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
As autoridades sanitárias da Romênia sacrificaram todas as aves de cativeiro das áreas afetadas. Também foi instituída quarentena e vigilância sanitária em um raio de 10 quilômetros em cujos limites se instalaram filtros com desinfetantes nas vias de acesso. Uma pesquisa epidemiológica foi iniciada no lugar para verificar se a população respeitou as medidas impostas.
Os agentes sanitários recolheram também amostras de outros animais que podem ser portadores do vírus, como porcos, cachorros e gatos, em todas as fazendas em que se verificou a morte de aves.
Mais de 1 milhão de aves migratórias que passam o inverno no Delta do Danúbio se transferiram agora à costa do Mar Negro ou se retiraram pelos rios do interior da Romênia, onde as águas não estão congeladas.
A Autoridade Nacional Sanitário-Veterinária menciona que atualmente há 23 focos de gripe aviária, sendo 19 deles ainda ativos e quatro já controlados.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.