clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 10/01/2006 13h51min

Especialistas da UE vão se reunir para discutir gripe aviária

Encontro tratará dos casos na Turquia, mas não deve tomar decisões importantes

Especialistas em epidemiologia procedentes de toda a União Européia (UE) farão na próxima quinta uma reunião extraordinária em Luxemburgo para abordar a situação geral da gripe aviária e sua propagação na Turquia.

Em entrevista coletiva, o porta-voz de Agricultura, Michael Mann, disse que a reunião "é extraordinária", mas, ao mesmo tempo, faz parte de "um processo completamente normal, no contexto da rede de luta contra doenças transmissíveis para a saúde pública" que existe no bloco.

O porta-voz lembrou que um encontro similar foi realizado em 2003 para discutir a Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars).

Na reunião serão repassados os planos preparatórios dos Estados-membros para enfrentar um surto de gripe aviária em seus territórios, mas "certamente também se falará dos casos detectados na Turquia". No entanto, "não serão tomadas decisões importantes", acrescentaram.

Segundo os dados fornecidos à Comissão Européia pelas autoridades turcas, atualmente foram detectados no país 42 casos humanos de gripe aviária, 30 dos quais estão sendo tratados no hospital universitário de Van, no sudeste do país. Além disso, morreram três pessoas, duas delas pelo vírus H5N1, causador da doença entre humanos, confirmaram as autoridades turcas.

Para o porta-voz do bloco, "é um pouco cedo para especular sobre a maneira como se produziram os contágios", e embora Bruxelas trabalhe tanto sobre o risco de contágio animal como humano, "até agora não existe prova alguma" de que essa infecção se tenha produzido entre pessoas.

– A única maneira de contrair a doença, segundo pensamos, é por contato com os animais doentes – enfatizou.

AGÊNCIA EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.