| 01/12/2005 16h55min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou hoje por telefone com o primeiro-ministro britânico Tony Blair e sugeriu a realização de uma reunião prévia de chefes de Estado para tentar avançar na dicussão dos subsídios agrícolas, tema principal da Rodada de Doha, que será realizada em Hong Kong de 13 a 18 de dezembro. Segundo o ministro Celso Amorim, o primeiro-ministro reagiu positivamente à sugestão de Lula e disse que vai fazer consultas para tentar viabilizar a reunião.
- O presidente Lula manifestou sua disponibilidade para participar de qualquer reunião que o primeiro-ministro Tony Blair queira convocar. O primeiro-ministro recebeu muito bem a sugestão do presidente, mas afirmou que naturalmente teria que fazer consultas necessárias, já que o tempo é exíguo antes de Hong Kong. O presidente Lula demonstrou disposição de fazer tudo o que é necessário - afirmou Amorim.
Segundo Amorim, as datas disponíveis até o início da reunião de Hong Kong são poucas, mas afirmou que "quem quer que as coisas se realizem encontra um jeito". O objetivo do encontro de chefes de Estado, segundo Amorim, seria destravar as negociações, já que os ministros não estão conseguindo avançar no entendimento.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.