| 25/11/2005 10h45min
O comissário europeu de Comércio, Peter Mandelson, disse que o G20, liderado por países em desenvolvimento como Brasil e Índia, é responsável pelo bloqueio das negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) para a liberalização mundial do setor.
– O G20 está negociando só em nome de seus interesses econômicos e, freqüentemente, a perseguição desses objetivos vai em detrimento dos países mais pobres – disse Mandelson ao jornal espanhol El País.
Além de Brasil e Índia, Argentina, Bolívia, Chile, China, Cuba, Egito, Guatemala, Índia, Indonésia, México, Nigéria, Paquistão, Paraguai, Filipinas, África do Sul, Tailândia, Tanzânia, Uruguai, Venezuela e Zimbábue também fazem parte do G20.
Em sua maioria, são países exportadores de produtos agrícolas, embora com interesses muito diferentes, pois enquanto o Brasil é uma potência agrícola, a Índia é uma potência em serviços.
Mandelson assinalou que "quando o Brasil fala em nome do mundo em desenvolvimento, é preciso lembrar que seus interesses agrícolas não são os dos países da África subsaariana".
Os 148 países da OMC realizarão de 13 a 18 de dezembro em Hong Kong uma conferência ministerial na qual devem acertar as plenas modalidades da negociação que aprofundarão nessa liberalização em agricultura, serviços, acesso a mercados para produtos industriais (Nama) e desenvolvimento, entre outros.
No entanto, a amplitude de suas diferenças em agricultura, em serviços ou no Nama fez com que os negociadores tenham tido de diminuir a lista de seus objetivos para evitar o fracasso no encontro asiático.
Após a constatação de que não obteriam as metas buscadas depois de quatro anos de duras negociações, os países concordaram em intensificar seus acordos para conseguir que a rodada do Desenvolvimento de Doha, lançada em 2001, seja concluída no final de 2006.
A União Européia (UE), segundo Mandelson, quer "uma proposta séria do Brasil e do resto do G20 para melhorar o acesso a seus mercados dos produtos manufaturados".
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.