| 10/05/2009 11h11min
A chegada de uma frente fria vinda do Uruguai, a partir de terça-feira, pode trazer alívio aos municípios atingidos pela estiagem no Estado. Com o aumento da nebulosidade, cresce o potencial de pancadas de chuva em todas as regiões. As precipitações ganham força na quarta-feira, quando os volumes podem ultrapassar os 40mm por dia.
A expectativa é de que a quantidade de chuvas possa amenizar a seca, que já atinge 196 municípios gaúchos.
Confira a previsão do tempo para a semana:
Segunda-feira: o dia começa com temperaturas mais amenas em todas as regiões do Estado com redução no frio das primeiras horas do dia. Há risco de formação de neblina entre o fim da madrugada e o começo da manhã. Ao longo do dia, sob domínio dos ventos mais quentes que sopram do quadrante norte a tendência é de que as temperaturas aumentem um pouco mais em relação aos últimos dias. As máximas devem ultrapassar os 30°C
no Interior. No fim do dia, devido à aproximação de uma
frente fria pelo Uruguai, a nebulosidade aumenta na faixa sul do Estado, com risco de pancadas de chuva esparsas pela região.
Terça-feira: a instabilidade atinge grande parte do Rio Grande do Sul desde as primeiras horas do dia. Nas áreas do Centro ao Sul há risco de temporais com previsão de chuva forte, rajadas de vento e descargas elétricas. Devido ao predomínio da nebulosidade, a amplitude térmica diminui com temperaturas em torno dos 18ºC a 20°C pela manhã e máximas que não passam muito dos 23ºC a 25°C na maior parte das regiões. Nas áreas de divisa com Santa Catarina, a instabilidade chega mais tarde e as temperaturas sobem mais. Os volumes acumulados em 24 horas podem passar dos 40 mm em algumas localidades, sobretudo na Metade Sul.
Quarta-feira: algumas aberturas de sol ajudam a elevar um pouco mais as temperaturas, mas a presença da frente fria mantém o risco de pancadas de chuva, que podem ser de forte
intensidade e de forma mais localizada. Apesar
da possibilidade de chuva em todas as áreas, a distribuição não será homogênea pelo Estado. Em algumas localidades, por exemplo, chove 40mm e em outras menos de 5mm.
Quinta e Sexta-feira: aos poucos, a frente fria se afasta do Estado, concentrando as chuvas mais nas faixas Norte e Leste. Se, por um lado, a chuva vai embora, por outro, uma massa de ar polar atinge a região e derruba as temperaturas. Na quinta-feira à noite, as temperaturas entram em declínio rapidamente, garantindo um amanhecer gelado na sexta-feira. As mínimas ficam inferiores a 5°C na Campanha e na Serra. No fim de semana, a tendência é de predomínio do tempo seco, com um sábado que começa gelado, mas o frio vai perdendo intensidade e as temperaturas ficam mais agradáveis no domingo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.