Emergência em SC | 25/02/2009 12h06min
A Associação de Moradores do Vale do Ribeirão Fresco, em Blumenau, no Vale do Itajaí, deve protocolar nesta quarta-feira, na prefeitura e no Ministério Público, denúncia para pedir a reintegração de posse das terras onde funciona a sede da entidade.
Desde sexta-feira à noite, a área está ocupada por cerca de 30 famílias integrantes do Movimento dos Atingidos pelo Desastre, instituição que reúne as famílias que tiveram perdas provocadas pela forte chuva em novembro de 2008.
Semana passada, as famílias acamparam na praça em frente à prefeitura por quatro dias. Nicacio Antonio Mariano, um dos líderes do movimento, explica que as ocupações têm a intenção de forçar o prefeito João Paulo Kleinübing (DEM), licenciado desde quinta-feira, a se reunir com o grupo.
Os desabrigados querem discutir com o chefe do Executivo uma lista de 10 reivindicações. O movimento cobra a construção imediata de casas gratuitas para as famílias e um
prazo de entrega dos imóveis.
Nicacio
disse na terça-feira que as famílias irão construir casas nas terras onde funciona a associação. Ainda na terça, a primeira começava a ser erguida.
Enquanto não ficam prontas, os cerca de 100 desabrigados se acomodam na sede da entidade, nas casas de churrasqueiras e do caseiro. Também montaram barracas no pátio.
A presidente da associação de moradores, Maria Schmidt Moreira, diz que a comunidade não pode ficar sem o espaço de lazer, que era utilizado para festas e aulas de Educação Física de escolas do bairro.
O prefeito em exercício, Rufinus Seibt, ressaltou que ele e o prefeito João Paulo Kleinübing se reuniram com lideranças do grupo há três semanas, mas que semana passada não foi procurado pelo movimento.
Seibt garantiu que discutirá nesta quarta o caso com secretários. Kleinübing está de licença e retoma o comando do município somente na quinta-feira.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.