| 07/09/2008 19h58min
Uma das corridas mais emocionantes do ano na Fórmula Indy terminou neste domingo com uma vitória brasileira de Hélio Castro Neves, mas foi comemorada mesmo pelo segundo colocado Scott Dixon. O representante nacional da Penske completou as 200 voltas do Grande Prêmio de Chicago na frente do rival neozelandês por apenas um milésimo de vantagem, mas o piloto da Ganassi acabou faturando o título da temporada.
O terceiro colocado em Chicago foi o australiano Ryan Briscoe, que ficou a 0s08. Um pouco mais atrás veio outro brasileiro: Tony Kanaan, da Andreti-Green, que encerrou a prova a 0s608. Os outros representantes nacionais foram Jaime Câmara, a 13 voltas, e Bruno Junqueira, a 16. Mário Moraes não completou.
Para ficar com o caneco, Hélio Castro Neves precisava muito mais do que uma vitória. Além de vencer, tinha que conseguir liderar o maior número de voltas na corrida e esperar por um péssimo desempenho de Dixon. Não foi o que aconteceu, e o neozelandês se tornou o segundo bicampeão da modalidade.
Castro Neves fez uma prova de recuperação após ter largado no 28º lugar e conseguiu pouco a pouco se aproximar da frente. Nos metros finais, o brasileiro só foi declarado vencedor em Illinois no photo-finish, mas Dixon ainda assim ratificou o primeiro título da Indy, mas seu segundo na carreira – havia vencido em 2003.
Dixon precisava de apenas um oitavo lugar para confirmar matematicamente seu título. Com o segundo lugar, o neozelandês chegou aos 646 pontos na temporada e não pode mais ser alcançado por Castro Neves, vice com 629. Kanaan vem ainda mais atrás, no terceiro no terceiro posto com 513.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.