| 30/04/2008 13h16min
No meio de tantas reclamações, uma voz discordante. Nesta quarta, Ross Brawn se tornou um dos únicos integrantes do circuito da Fórmula-1 a defender o banimento das mantas térmicas para pneus, novidade no regulamento da categoria para 2009. Para o chefe da Honda, a alteração, atrelada às restrições na aerodinâmica dos carros, proporcionarão um maior número de ultrapassagens nas corridas do ano que vem.
Desse modo, Brawn vai de encontro a um coro que englobou a maioria dos pilotos e até o heptacampeão mundial Michael Schumacher, que testou para a Ferrari sob tais condições e também não aprovou. Tanto o alemão como os demais alegaram que ir à pista com pneus desaquecidos pode ser perigoso, já que boa parte da aderência se perde.
No entanto, o homem-forte da Honda acredita que a redução dos níveis de downforce provocados pela aerodinâmica deve deixar os carros mais próximos um dos outros a partir da próxima temporada.
– Quando você tem um nível alto de aderência dos pneus e um nível baixo de aderência causada pela aerodinâmica, os carros tendem mais juntos, compensando isso – disse em entrevista ao site Autosport. – Acho que haverá estratégias interessantes, porque obviamente quando você deixar os pits, estará com os pneus frios e pode não ser capaz de se defender dos ataques de quem está atrás – completou.
Antes das declarações desta quarta, Brawn já havia se mostrado favorável à introdução para 2009 do sistema de recuperação de energia cinética (KERS, na sigla em inglês). Trata-de um equipamento que armazenará energia nas frenagens, proporcionando a liberação de mais potência ao piloto no momento em que ele acionar um botão. O objetivo do sistema, além de diminuir os custos da equipe, também é proporcionar mais ultrapassagens.
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