| 08/11/2007 20h51min
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) divulgou nesta quinta-feira nota oficial comentando a polêmica sobre os resultados dos exames do antidoping apresentados pela nadadora Rebeca Gusmão. Na nota, o presidente da CBDA, Coaracy Nunes Filho, relata que foram feitas consultas aos laboratórios envolvidos nas avaliações para checagem dos resultados.
Em resposta do dia 5 de novembro, o Laboratório Ladetec comunicou que as amostras colhidas estavam 'muito diluídas' tendo sido, por este motivo, declaradas negativas. Nesta quarta, o resultado de um exame de DNA feito a pedido do presidente da Comissão Médica da Odepa, Eduardo de Rose, com as amostras detectou origem em dois doadores diferentes.
No mesmo dia, à noite, a diretora médica da Confederação, Renata Castro, solicitou seu afastamento do cargo. Renata alegou motivos pessoais para o afastamento.
Doses anormais de testosterona
Rebeca foi suspensa preventivamente pela Federação Internacional de Natação (Fina) no último dia 2. A suspensão foi determinada após um exame realizado em 13 de julho acusar presença de doses anormais de testosterona na urina da atleta. Na apresentação de sua defesa à CBDA, Rebeca argumentou que vários testes realizados durante os Jogos Pan-americanos do Rio tiveram resultado negativo.
Em nota oficial, os advogados de Rebeca afirmaram que “o caso é complexo e envolve interesses esportivos e privados de grandes instituições e companhias".
COM INFORMAÇÕES DA GAZETA PRESS
Rebeca, durante o José Finkel, em Florianópolis, no mês de setembro
Foto:
Flávio Neves
/
Agência RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.