| 15/10/2007 21h03min
Membros da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) realizaram nesta segunda-feira uma manifestação em frente à sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), na cidade suíça de Lausanne, para denunciar a passividade do organismo diante das violações dos direitos humanos na China, país que receberá os Jogos Olímpicos de 2008. Durante o ato, foi aberta uma bandeira gigante com os aros olímpicos formados por algemas.
— Queremos chamar a atenção do COI e de seu presidente, Jacques Rogge, que se negam a denunciar a má situação dos direitos humanos na China — explicou a organização.
A RSF disse que não há explicação para o silêncio da Comissão de Ética do COI em meio ao problema, numa época em que o balanço das violações da liberdade de expressão é tão grave. A organização lembrou que, desde o início do ano, pelo menos 30 jornalistas estrangeiros foram detidos ou impedidos de realizar seu trabalho. Eles relataram ainda que, desde julho, cerca de 10 membros da oposição
foram presos por se
expressarem livremente, enquanto mais de mil sites e foros de discussão foram fechados, além de diversos programas de rádio e televisão, que acabaram suspensos.
A manifestação coincidiu com o início, em Pequim, do XVII Congresso do Partido Comunista Chinês (PCCh), cuja preparação esteve marcada pela imposição de novas restrições à liberdade de imprensa e de expressão. Durante os meses precedentes à realização do congresso, as autoridades chinesas ordenaram à imprensa que aumentasse o volume de matérias sobre o encontro do PCCh e recomendaram o uso das informações da agência de notícias oficial Xinhua.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.