| 17/06/2006 11h55min
Portugal é mais uma equipe classificada às oitavas-de-final da Copa do Mundo. O time comandado por Felipão derrotou a seleção iraniana por 2 a 0, neste sábado, na Commerzbank Arena de Frankfurt. Deco e Cristiano Ronaldo fizeram os gols da partida no segundo tempo.
Agora Portugal pega o México na disputa pelo primeiro lugar do Grupo D. O jogo será na quarta, dia 21, na Arena AufSchalke, Gelsenkirchen. Os portugueses chegaram aos seis pontos ganhos. Os mexicanos somam quatro. Angola tem um e o Irã ainda não somou ponto nesta Copa.
Portugal dominou completamente a partida. No primeiro tempo, mesmo sem ter conseguido marcar, o time comandado por Luís Felipe Scolari criou diversas situações. O goleiro da seleção iraniana, Mirzapour, foi o grande nome da etapa inicial impedindo pelo menos dois gols certos do time europeu.
A única conclusão do Irã nos primeiros 45 minutos aconteceu aos 11 de partida. Depois de uma falta de Ricardo Carvalho sobre Mahdavikia, a bola foi lançada dentro da área para o cabeceio de Nekouman, que passou à esquerda da meta portuguesa.
Portugal começou a empilhar situações a partir dos 13 minutos. O brasileiro naturalizado Deco recebeu de Figo dentro da área e chutou forte. O goleiro Mirzapour fez uma grande defesa espalmando para escanteio. Outra ótima chance aconteceu aos 28, com uma cabeçada do zagueiro Ricardo Carvalho que quase acabou dentro das redes iranianas.
O Irã conseguiu chegar algumas vezes depois dos 25 minutos de jogo. Aos 31, Teymourian recebeu na cara de Ricardo, mas o juiz apitou o impedimento para alívio de Felipão.
Cristiano Ronaldo, mesmo atrapalhando a equipe em algumas situações com seu individualismo muitas vezes sem grande efeito prático, quase fez de cabeça para Portugal aproveitando cruzamento de Figo. O zagueiro Kaabi salvou em cima da linha.
Quase no final do primeiro tempo, o lateral-direito Miguel por muito pouco não acabou com a agonia de seu país. Ele recebeu dentro da área pela direita e chutou forte. Mais uma vez o goleiro Mirzapour salvou a pátria iraniana.
O segundo tempo começou fraco. A defesa de Irã seguia firme e dificultava a penetração dos atacantes portugueses. Então, a solução encontrada por Deco foi chutar de fora da área. Aos 19 minutos, ele recebeu de Figo e soltou a bomba para abrir o marcador.
O Irã assustou aos 24. Khatibi recebeu lançamento às costas de Fernando Meira, invadiu a área e na saída de Ricardo desviou do goleiro português. A bola passou rente ao poste de Portugal e se perdeu pela linha de fundo.
O segundo gol de Portugal aconteceu através de uma penalidade máxima sofrida por Figo e cobrada por Cristiano Ronaldo. Com o 2 a 0 no placar, Portugal passou a trocar passes e esperar o tempo passar até que o juiz assinalasse o final do confronto.
VINICIUS REBELLOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.