| 06/06/2006 21h27min
Nem brasileiros, nem argentinos. Os torcedores mais fanáticos por futebol, na América Latina, são os peruanos. E atrás deles, pela ordem, vêm equatorianos e mexicanos. Os brasileiros aparecem apenas em quarto lugar. Se alguém duvidar e quiser comprar briga, pode desistir: a fonte dessa surpreendente revelação é o Ibope, que ouviu cerca de 30 mil pessoas em dez capitais latino-americanas durante mais de um ano (entre julho de 2004 e novembro de 2005).
Entre as cidades pesquisadas estão São Paulo, Rio, Buenos Aires e Cidade do México, entre outras. O trabalho foi feito para o Target Group Index, que mede hábitos, tendências e produtos para clientes em 59 países. Como a pesquisa é inédita, o Ibope construiu, para medi-la, uma série de variáveis – se os pesquisados praticam futebol, se vão a estádios, vêem e ouvem jogos e programas de esportes.
– A partir dos números obtidos, criamos uma categoria de torcedores fanáticos – pessoas que preenchem ao menos três das quatro variáveis apresentadas. E gente que vive e respira futebol – explica o coordenador da pesquisa e diretor de negócios do Ibope Media, Roberto Lobl.
O que a pesquisa constatou: em Lima, no Peru, 18% dos moradores preenchem essa condição. No Equador, chegou-se a 15% e, no México, a 13% . Só depois aparecem os brasileiros, com 11%. Restou aos argentinos um modesto sexto lugar com 7%, Na média do continente, são fanáticos 10% dos consultados.
– Ficamos surpresos com o resultado e até ligamos para nosso pessoal no Peru para uma segunda checagem. Eles acharam os índices normais e garantiram: a população limenha é, de fato, fissurada em futebol – disse Lobl.
Um exemplo: quase metade da população masculina de Lima pratica futebol ao menos três vezes no mês. O Equador vence todo mundo em um dos dados essenciais: a média de torcedores que vai a campo. Em Quito e Guaiaquil, o índice é de 13%, contra 9% em São Paulo e Rio e 8% em Lima.
No Brasil, vai aos estádios um público predominantemente jovem: são 36%, entre 12 e 19 anos, 21%, de 20 a 24, e 20%, de 25 a 34 anos – números não muito diferentes dos da Argentina. Ver jogos pela TV é um hábito predominante no Peru (71%), Brasil (61%) e México (58%). Na Argentina, esse interesse cai para 46%.
Outra tabela mostra que o brasileiro é quem mais divide sua paixão por outros esportes na TV. Além dos 61% do futebol, o vôlei alcança 41%, o automobilismo 38% e o tênis, 23%.
Agência EstadoGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.