| 08/02/2006 21h30min
O placar foi magro, mas o Grêmio conseguiu acabar com o jejum de três jogos sem vitórias ao bater o São Luiz por 1 a 0 nesta quarta, dia 8, no Estádio Olímpico, pelo Gauchão. O zagueiro Evaldo marcou o único gol da partida aos 15 minutos do segundo tempo. Com este resultado, o Tricolor chegou aos 17 pontos e está praticamente classificado à próxima fase da competição. O São Luiz permanece com apenas dois pontos, na lanterna do Grupo 2 e sem chances de buscar uma vaga.
Apesar de se manter na liderança, a equipe de Mano Menezes ainda precisa mostrar um futebol muito superior ao desta noite, se quiser empolgar e dar esperanças de títulos à torcida em 2006. Com a oitava formação diferente em oito jogos pelo Gauchão, o Grêmio entrou em campo perdido e errando muitos passes. Parecia que a torcida veria o mesmo filme das últimas partidas.
Lento, o time encontrava dificuldades para passar pelo meio de campo e trazer perigo à meta adversária. As principais jogadas, surgiram pela esquerda, com Tcheco buscando Escalona. Porém, os cruzamentos não conseguiam encontrar os atacantes Herrera e Reinaldo.
Umas das melhores chances da primeira etapa foi desperdiçada aos 37 minutos. Tcheco arrancou pela esquerda e entregou para Herrera. O argentino limpou e bateu uma bomba, que explodiu na trave direita do goleiro Fernando.
Se o Tricolor exibia um futebol ineficiente, do lado do São Luiz a situação também não era muito diferente. O time de Laoni Luz, apesar de jogar no 3-5-2, se plantou na retranca. A equipe se defendeu como pôde na primeira etapa e não deu trabalho a Marcelo Grohe.
No final do primeiro tempo, algumas vaias ecoaram no Olímpico. Mas assim que a segunda etapa começou, as críticas se transformaram em gritos de guerra e de empolgação nas arquibancadas. O Tricolor retornou outro time. Mano Menezes alterou a equipe, tirando Ramon para a entrada de Paulo Ramos e substituindo Nunes por Marcelo Costa. O objetivo era deixar Lucas mais atrás, para que Costa e Tcheco avançassem, o que deu certo. O Grêmio partiu para o ataque e virou só pressão sobre o São Luiz, que mais uma vez, apenas se defendia.
Toda essa pressão resultou em vantagem no escore. Aos 15 minutos, em cobrança de escanteio de Tcheco, a zaga do time de Ijuí tentou afastar, o goleiro Fernando espalmou e Evaldo surgiu para mandar para o fundo das redes e fazer o 1 a 0 da vitória.
O Tricolor seguiu na pressão, porém, não conseguiu ampliar o placar. O atacante Ricardinho entrou em campo, muito aplaudido, mas, fora de forma, pouco apresentou. Herrera, com velocidade; Tcheco e Lucas, com boa armação de jogadas, mais uma vez foram os destaques da partida. Escalona e Alessandro também apresentaram rapidez na criação pelos lados. O Grêmio entra em campo novamente no domingo, às 20h30min, para encarar o Santa Cruz, no Estádio Olímpico.
ANA MARIA ACKER, CLICRBSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.