| 24/01/2006 14h51min
Iniciada no dia 7 de dezembro de 2005, a reforma no gramado do Estádio Orlando Scarpelli chega à terceira etapa. O processo começou com a retirada de 11.192 metros quadrados de grama. Depois foram construidas galerias para captação de águas pluviais e da drenagem realizada com tubos de concreto com diâmetros variáveis de 30, 40 e 60 centímetros, num total de 374 metros canalizados.
A etapa seguinte consistiu na escavação para implantação das galerias de drenagem e retirada de 20 centrímetros de terra, num total de 3.111 metros cúbicos ou o equivalente a 623 carradas com caminhões caçamba. Depois foi feita a nova drenagem do gramado com 1.336 metros lineares e a irrigação automatizada, que coresponde a 700 metros lineares de tubulação com 42 aspersores.
Em seguida foi realizada a reposição da terra escavada, com areia grossa, para as valas de drenagem e fechamento dos 872 metros cúbicos de galerias. A nova etapa de trabalho foi a reposição da terra escavada, com areia fina/média, para o gramado, o que representou 2.574 metros cúbicos ou o equivalente à 515 carradas com caminhões caçamba.
Finalmente, a colocação de turfa 476 metros cúbicos de turfa composta bruta, adubo, calcáreo e outros elementos químicos necessários para o bom desenvolvimento da grama. No momento está sendo feita a mistura da areia fino-média com a turfa e adubação, preparando o terreno para a etapa definitiva que deve começar nos próximos dias com o plantio da grama, inicialmente programada para a primeira semana de fevereiro mas que pode ser antecipada.
A etapa final será o plantio da grama, através do sistema big roll, ou seja, rolos de grama de 40 metros de comprimento por 75 centímetros de largura, aplicados diretamente sobre o solo de areia nivelado por aparelhos a laser. A partir do plantio da grama, a previsão do uso do novo gramado deve obdecer o prazo de 30 dias.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.