| 19/09/2005 15h50min
A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou hoje um programa de missões que inclui uma viagem tripulada à Lua em 2018. Os novos projetos da agência prevêem ainda a estréia, em cerca de cinco anos, de um novo veículo que substituirá as atuais naves espaciais.
O plano para a nova nave de transporte de pessoas e carga para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) prevê até seis viagens por ano à estação orbital Alfa. O diretor da Nasa, Michael Griffin, que divulgou os detalhes do novo plano de prospecção lunar, disse que o retorno de astronautas ao satélite da Terra custará cerca de US$ 104 bilhões.
Para esta missão a Nasa considera o uso de um veículo parecido com a nave mas que, em vez de ir montada sobre o tanque de combustível para os foguetes de propulsão no lançamento, estará localizada no extremo dos foguetes. Este foi o desenho inicial das missões desde os anos 60 com as séries Mercurio e Apolo.
– Será parecido com o Apolo, mas muito maior – disse Griffin. – Imagine o Apolo com esteróides.
Uma missão da série Apolo, a número 11, foi a que levou pela primeira vez seres humanos à Lua, em julho de 1969. Em entrevista coletiva, Griffin disse que não acha que os danos causados pelo furacão Katrina no litoral do Golfo do México sejam obstáculo para o ambicioso plano espacial anunciado pelo presidente George W. Bush em 2004.
– O que falamos aqui é do retorno à Lua em 2018 – disse o funcionário. Haverá muitos outros furacões e muitos desastres naturais nos Estados Unidos e no mundo nesse período.
AGÊNCIA EFE© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.