| 04/03/2005 18h08min
Na próxima safra o agricultor que optar pelo cultivo de soja transgênica terá acesso ampliado a variedades geneticamente modificadas. Motivada pela aprovação da Lei de Biossegurança, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresenta na próxima semana oito cultivares de soja transgênica resistente ao glifosato 0150 herbicida para controle de plantas daninhas – que serão vendidas para a safra 2005/06.
Os primeiros a conhecer o resultado do trabalho de várias unidades da Embrapa, incluindo a de Passo Fundo, serão os visitantes da Expodireto Cotrijal 2005, em Não-Me-Toque, a partir desta segunda, dia 7. Segundo o coordenador do Programa de Melhoramento de Soja do órgão, Paulo Bertagnolli, as variedades já estão registradas no Registro Nacional de Cultivares do Ministério da Agricultura. Duas delas são específicas para o Rio Grande do Sul: a BRS Pampa RR e a BRS Charrua RR, de ciclo semi-tardio e tardio, adaptadas às necessidades do Estado.
Essas cultivares da Embrapa foram desenvolvidas a partir do gene da Monsanto que torna a planta tolerante ao glifosato, o que pode reduzir custos com a menor aplicação de herbicidas na cultura.
Outras variedades de soja, resistentes à seca ou mais ricas nutricionalmente, também estão sendo desenvolvidas pela Embrapa, disse Francisco Aragão, pesquisador da unidade de Recursos Genéticos e Biotecnologia. A planta, que necessita de menos água e resiste duas semanas sem chuva, interessa ao Rio Grande do Sul.
O pesquisador explicou que a necessidade de diversos licenciamentos diferentes atrasou em até quatro anos alguns projetos de pesquisa com transgênicos. Agora, bastará a autorização da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).
As informações são de Zero Hora.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.