| 21/01/2005 13h22min
A multinacional Monsanto oficializa nesta sexta, dia 21, a doação de duas variedades de soja Roundup Ready (RR) para a Fundação Centro de Experimentação e Pesquisa Fecotrigo (Fundacep), entidade de pesquisa que congrega cerca de 40 cooperativas gaúchas da região de Cruz Alta. Além das cultivares adaptadas para o plantio no Rio Grande do Sul, a empresa anunciou a doação de 1% do valor arrecadado como indenização pelo uso não autorizado da sua tecnologia para novas pesquisas da fundação.
– Dessa forma, os agricultores gaúchos poderão, em breve, ter acesso a variedades já registradas no Ministério da Agricultura e desenvolvidas especificamente para o Rio Grande do Sul e a Fundacep poderá, com o valor disponibilizado agora, continuar seus investimentos em novas pesquisas – afirmou José Carlos Carramate, gerente de Negócios de Soja da Monsanto do Brasil.
Com a doação da Monsanto, a Fundacep passa a ter propriedade sobre estas novas variedades e poderá comercializá-las de acordo com a legislação de cultivares. A Monsanto deverá receber royalties pelo uso da tecnologia RR.
O acordo para a indenização pelo uso da tecnologia Roundup Ready estabeleceu um sistema de pagamento pelo uso não autorizado da tecnologia em reconhecimento ao direito de propriedade intelectual e dos estudos realizados para seu desenvolvimento. Uma cooperativa gaúcha conseguiu o cancelamento do pagamento das indenizações, e a Monsanto apresentou recurso. A questão, originada pelo fato de que a maior parte da soja transgênica plantada no Rio Grande do Sul é cultivada com sementes contrabandeadas da Argentina (sem o pagamento de royalties), está em tramitação.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.