| 11/01/2005 11h57min
O Rio Grande do Sul tem 103 municípios em situação de emergência por causa da seca. Na manhã desta terça, dia 11, a Defesa Civil recebeu o comunicado das prefeituras de Santa Clara do Sul, Guabiju, Vila Maria e Alecrim. Nestes municípios, as perdas na produção de milho oscilam entre 40% e 60%.
A chuva forte e mal distribuída dos últimos dias em pontos isolados não aplacou a seca que prejudica lavouras no Estado. A precipitação do fim de semana beneficiou rios, barragens e pastagens, mas não iniciou a recuperação da agricultura na maioria das propriedades.
De acordo com o meteorologista Glauco Freitas, da Central de Meteorologia da RBS, há previsão de pancadas de chuva em áreas isoladas no decorrer desta semana. Quase não choveu na região Noroeste, uma das mais afetadas pela estiagem.
Três localidades do interior de Poço das Antas, no Vale do Taquari, estão sendo abastecidas por um caminhão-tanque emprestado por uma empresa da região. Os 10 milímetros de chuva que caíram não foram suficientes para restabelecer o volume do poço artesiano que fornecia água para 56 famílias.
Além da falta de água, os agricultores das três localidades, a maioria plantadores de acácia, estão enfrentando problemas com as mudas novas. O prejuízo chega a R$ 1 mil. As que sobraram estão 50% abaixo do tamanho normal, que deveria ser de um metro nesta época.
Com informações de Zero Hora e da Rádio Gaúcha.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.