| hmin
O ministro das Cidades, Olívio Dutra, falou neste domingo, dia 18, no painel sobre Partidos políticos e movimentos sociais, representando o governo brasileiro no Fórum Social Mundial. Segundo Olívio, o Brasil está bem à frente de outros países no que se refere ao diálogo entre partidos políticos e os movimentos sociais.
No painel, que teve participação de palestrantes da Índia, da Itália, da Bolívia, da Nicarágua e do Chile, o Brasil foi o único país que mostrou ações concretas de diálogo entre partidos, governo e sociedade civil. O ministro falou das experiências do Partido dos Trabalhadores (PT) em gestão participativa, como a discussão do orçamento municipal com a comunidade, a implantação do programa Fome Zero em parceria com lideranças locais e as conferências realizadas com diversos segmentos da sociedade para discutir políticas públicas.
– Estamos promovendo mudanças no país com tendo como protagonistas milhares de pessoas. Um exemplo disso foi a realização da Conferências das Cidades, da Saúde, do Meio-Ambiente. Brasileiros que antes não tinham voz nem vez, agora passaram a participar na discussão de políticas públicas – comentou.
Olívio atribui o crescimento das parcerias entre governo e sociedade civil no Brasil à existência de movimentos sociais fortes, que começaram a se organizar ainda na luta contra a ditadura.
– Muitos dos líderes surgidos naquele época entraram na política com um novo discurso e uma nova atitude, o que levou ao amadurecimento da democracia brasileira – analisa o ministro.
Segundo Olívio, o FSM representa também uma "enorme oportunidade de aproximação" entre Brasil e Índia. Para ele, essa parceria pode ser muito produtiva, porque vai além do econômico. Ele defendeu a necessidade de olhar como os dois países podem agir junto na área tecnológica, por exemplo. O ministro ressaltou várias vezes a importância do G3, grupo formado ano passado que une Brasil, China e Índia:
– Queremos discutir, com esses parceiros, coisas de altíssima importância, que não se resumem só ao comércio. Temos de falar de políticas comuns de habitação, saneamento, saúde e educação.
Para referendar a parceria entre os dois países, o presidente Lula chega a Nova Delhi no dia 25, onde passará o feriado nacional da Índia em companhia do primeiro-ministro Atal Bhiri Vajpayee. Olívio volta a falar em um debate sobre O Direito à cidade, em que será lançada a Carta Mundial das Cidades. Além de Olivio, estão em Mumbai o vice-ministro da Secretaria Geral da Presidência, César Alvarez, e o assessor especial da presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia.
Com informações da Agência Brasil.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.