| 01/12/2003 21h54min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parte nesta terça, dia 2, para uma viagem de 10 dias por países do Oriente Médio, num roteiro que inclui cinco países: Síria, Líbano, Emirados Árabes, Egito e Líbia. O primeiro ponto do roteiro se dará em Damasco, capital da Síria, acusada pelos Estados Unidos de apoiar o terrorismo.
Durante a visita, Lula poderá conhecer lugares típicos da cidade, como a mesquita de Umayyad e os "suqs", como são chamados os mercados. Desde 1994, o país vive sob a ditadura de Bassar Al-Assad, filho do ex-ditador Hafez Al-Assad. O principal objetivo de Lula, porém, é tentar usufruir do prestígio internacional conquistado nos últimos meses para alavancar oportunidades comerciais e reforçar a imagem do Brasil na região.
No giro pelas nações árabes, Lula terá uma comitiva de 200 pessoas, entre ajudantes e convidados. Será a maior comitiva de todas as suas viagens desde que assumiu a Presidência. Alguns convidados se integrarão ao grupo durante o trajeto, cumprirão parte do roteiro e se desligarão. Definida a agenda, um escalão avançado, composto por 10 pessoas, embarcou para os países anfitriões na semana passada para cuidar dos detalhes finais.
Respondendo a críticas, o presidente nacional do PT, José Genoino, defendeu as viagens de Lula, afirmando que abrem espaço para os interesses brasileiros e projetam o país.
– Essas viagens estão abrindo espaço para a defesa dos interesses brasileiros e projetam o país lá fora. Possibilitam novos acordos comerciais e são um reforço de uma política externa progressista e democrática – afirmou.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.