| 22/09/2003 11h
O presidente Lula participa nesta segunda, dia 22, do seminário "Combatendo o Terrorismo em Prol da Humanidade". Ele fará uma homenagem a Sérgio Vieira de Mello, morto no atentado na sede da ONU em Bagdá, e apresentará o ponto de vista brasileiro sobre as causas do terrorismo. Estarão presentes o secretário-geral da ONU, Koffi Annan, o primeiro-ministro francês, Jacques Chirac, o primeiro-ministro norueguês, Kjell Bondevik, e o fundador do prêmio Nobel da Paz, Ele Wiesel.
A cidade de Nova York, sede da Assembléia Geral da ONU que começa nessa terça, dia 23, prepara uma grande operação de segurança para proteger os participantes do encontro. Já chegaram à cidade cerca de cem chefes de Estado, 33 primeiros-ministros, reis, rainhas e suas respectivas comitivas.
Milhares de policiais estão sendo espalhados por pontos estratégicos da metrópole, entre eles 2 mil agentes do FBI. Outros 1,5 mil agentes federais foram destacados para realizar a segurança nos prédios que sediarão as reuniões. Durante a Assembléia Geral, os participantes aproveitam a presença de líderes de todo o mundo para realizar encontros bilaterais e outros fóruns de discussão.
A comitiva brasileira desembarcou neste domingo na base aérea da metrópole norte-americana e se prepara para uma intensa jornada de debates. Estão em Nova York o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Celso Amorim (Relações Exteriores), José Graziano (Segurança Alimentar), Dilma Rousseff (Minas e Energia), Humberto Costa (Saúde), Luiz Dulci (Secretaria Geral), Gilberto Gil (Cultura) e Guido Mantega (Planejamento).
Com informações da Agência Brasil
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.