| hmin
O presidente Luiz Inácio Lula participa a partir deste domingo, dia 13, em Londres, da reunião de Cúpula da Governança Progressista. Durante dois dias, 11 chefes de Estado e de governo vão discutir estratégias para a implementação da economia e tecnologia, sem tirar os olhos das questões sociais.
Liderada pelo primeiro-ministro inglês, Tony Blair, a Cúpula da Terceira Via, como é conhecida a Governança Progressista, terá uma reunião reservada neste domingo, em um hotel a 50 quilômetros de Londres. O primeiro contato do presidente Lula com Tony Blair também está previsto para este domingo, durante almoço no Hotel Hilton, na capital inglesa. Além de Blair, Lula poderá manter encontros bilaterais com o presidente da Argentina, Néstor Kirchner, e do Chile, Eduardo Frei.
Representantes dos 11 países estão elaborando uma declaração final para o encontro. O Brasil, além de consolidar as questões sociais contempladas na declaração do último encontro da Governança Progressista em Estocolmo, realizado no ano passado, pretende ampliá-las. O projeto de combate à fome e à miséria, proposto por Lula, deverá constar do documento, além de uma firme posição favorável à queda das barreiras comerciais que penalizam os países em desenvolvimento.
Governança Progressista foi o novo nome dado à Terceira Via, movimento político patrocinado na segunda metade da década passada pelo primeiro-ministro Tony Blair e o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, que contou também com a participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O objetivo da Terceira Via era o de traçar uma nova estratégia para as lideranças políticas de centro-esquerda, conjugando a necessidade da liberalização econômica e avanços tecnológicos e o foco nas questões sociais.
Com o encontro em Londres, Blair pretende revigorar o movimento, que perdeu muito de seu apelo ao longo dos últimos três anos. Além de Lula e Blair, participarão chefes de Estado da Argentina, Chile, Canadá, Alemanha, Suécia, Nova Zelândia, Polônia, África do Sul e Coréia do Sul.
Na edição deste domingo, o jornal inglês The Guardian publicou um artigo de Lula com o título "Realismo político não significa que nós desperdiçamos os nossos sonhos". No texto, ele afirma que a experiência brasileira mostra que a democracia requer justiça social e ressalta o esforço que o governo tem feito para retomar o crescimento econômico e superar as desigualdades sociais. Lula lembra que mesmo tendo crescido a taxas muito altas no passado, o Brasil ainda tem uma das piores distribuições de renda do mundo e afirma que a falta de democracia social e econômica é ameaça à democracia.
O artigo diz ainda que o PT, em aliança com outros partidos, está implementando um projeto de governo que combina crescimento econômico com distribuição de renda, aprofundando a democracia política. No texto, o presidente afirma que o governo herdou um pesado fardo e trabalhou para desmentir as previsões de colapso econômico. Ele cita os programas Fome Zero e Primeiro Emprego como exemplos de um modelo econômico que alia políticas estruturais à ações emergenciais.
Na sua terceira viagem à Europa, durante uma semana, Lula já esteve em Portugal e, depois de Londres, ainda seguirá para a Espanha, na segunda-feira. Antes de deixar Londres, a agenda de Lula prevê uma palestra do presidente brasileiro na universidade London School of Economics, no dia 14.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.