| 06/08/2009 11h01min
A necessidade de vencer fora de casa já virou obsessão para os jogadores do Grêmio. A equipe espera garantir os três pontos diante do Palmeiras, nesta quinta, a partir das 21h, no Palestra Itália. Os números do retrospecto servem de alerta - o Tricolor tem o pior aproveitamento longe do Olímpico na era dos pontos corridos.
Nas primeiras 16 rodadas, foram sete partidas fora de casa, nas quais o time conquistou apenas um ponto: empate em 0 a 0 com o Fluminense no dia 14 de junho. Com derrota nos outros seis confrontos, o Tricolor tem um aproveitamento de apenas 4,7%, o pior do Brasileirão 2009.
No ano passado, quando encerrou a competição como vice-campeão, o time gaúcho conseguiu um aproveitamento de 58,3% nas primeiras 16 rodadas. Em oito jogos fora de casa, a equipe venceu quatro, empatou dois e perdeu outros dois.
Em 2007, o Grêmio, então comandado por Mano Menezes, teve aproveitamento de 40,7% longe do Olímpico nas primeiras 16 rodadas - o time ganhou dois, empatou três e perdeu quatro dos nove duelos.
Um ano depois de retornar à elite do futebol nacional, o Tricolor terminou o Brasileirão 2006 na terceira posição. Até a 16ª rodada, o aproveitamento nas partidas na casa do rival era de 33,3% - em nove jogos, o Grêmio ganhou dois, empatou três e perdeu quatro.
O Brasileirão de 2004 foi um trauma para a torcida - o time acabou rebaixado à Série B. No entanto, os números longe de casa nas primeiras 16 rodadas foram melhores que os de 2009 - em nove jogos, o Grêmio venceu dois, empatou dois e perdeu cinco, o que deu um aproveitamento de 29,6%.
Na primeira competição da era dos pontos corridos, em 2003, o time gaúcho também não apresentou uma boa arrancada. Das 16 rodadas, sete partidas foram fora de casa - o Tricolor empatou duas e perdeu as outras cinco, alcançando a marca de 9,5% de aproveitamento.
Os dados são do site Infobola.
CLICESPORTESPALMEIRAS | GRÊMIO |
---|---|
Marcos; Maurício Ramos, Danilo e Marcão; Wendel, Edmílson, Pierre, Cleiton Xavier e Jefferson (Ortigoza ou Souza); Diego Souza e Obina. | Victor; Thiego, Léo, Réver e Fábio Santos; Túlio, Adílson, Tcheco, Souza; Douglas Costa e Maxi López. |
Técnico: Muricy Ramalho | Técnico: Paulo Autuori |
Campeonato Brasileiro - 17ª rodada - 06/08/2009. Arbitragem: Nielson Nogueira Dias (PE), auxiliado por Erich Bandeira (Fifa/PE) e Ubirajara Ferraz Jota (PE). Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo. Horário: 21h. O jogo no ar: a Rádio Gaúcha abre a jornada esportiva às 20h15min. O Sportv transmite a partida ao vivo. |
Equipe de Autuori quer acabar com o jejum de vitórias longe do Olímpico nesta quinta
Foto:
Arivaldo Chaves
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.