| 11/03/2003 15h
A Casa Branca declarou nesta terça, dia 11, que a votação no Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a nova resolução que estabelece o dia 17 de março como prazo para o desarmamento no Iraque ocorrerá nesta semana. Segundo fontes do governo norte-americano, o país rejeita a proposta de adiar em um mês o prazo dado para o Iraque se desarmar.
Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha ainda não conseguiram reunir os nove votos necessários para a aprovar a resolução, que abriria caminho para uma guerra contra o Iraque, mas o porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer, afirmou que a votação ocorrerá esta semana.
– A atitude de "laissez faire" (deixar acontecer) é muito perigosa. Se as Nações Unidas não fizerem nada, a mensagem para Saddam será de que não há problemas em ter armas de destruição em massa – afirmou Fleischer em uma entrevista coletiva transmitida pela rede CNN.
Fleischer também disse que o país não aceita uma proposta para estender até 17 de abril o prazo final para que o presidente iraquiano, Saddam Hussein, se livre de supostas armas de destruição em massa. Disse também que o presidente norte-americano George W. Bush afirmou que o Iraque será desarmado “de qualquer maneira”.
A previsão era de que a resolução fosse votada nesta terça, mas diante da falta de apoio por parte dos países integrantes do Conselho, foi adiada. Além dos nove votos dos 15 membros do CS, Bush necessita que não haja nenhum veto da França, Rússia e China, que são membros permanentes.
Na segunda-feira, a França e a Rússia disseram pela primeira vez de forma explícita que vetarão a proposta de resolução apresentada no CS. Diante disso, Grã-Bretanha já não parece estar mais tão afinada com a decisão americana de colocar a proposta em votação de qualquer jeito esta semana, pois declarou, nesta terça, que está pronta para aceitar uma extensão até o fim de março do prazo para o Iraque provar que está se desarmando.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.