| 03/02/2003 09h26min
A Nasa desmentiu que tivesse descoberto restos mortais dos sete tripulantes do Columbia. A informação foi dada nesse domingo, dia 2, pelo porta-voz do Centro Espacial Johnson, Kylie Moritz, em Houston, no Texas. Ele disse que os grupos de busca encontraram alguns restos, mas que ainda não era possível identificar de quem eram.
O governo norte-americano abriu pelo menos três investigações para descobrir as causas da tragédia com o ônibus espacial e suspendeu todos os vôos de ônibus espaciais enquanto durarem as investigações. Parceiros dos Estados Unidos na exploração espacial, como Canadá e Japão, decretaram o congelamento de seus programas.
A Nasa promete se dedicar 24 horas por dia à investigação, usando desde fotos de satélites-espiões até uma análise detalhada dos destroços, que estão sendo levados para uma base aérea na Louisiana. O Columbia explodiu no último sábado ao ingressar na atmosfera terrestre matando os sete astronautas.
Os últimos dados disponíveis mostram que, ao entrar na atmosfera, uma parte da fuselagem do Columbia sofreu um aquecimento de 32º C. Na reentrada da atmosfera, os ônibus espaciais passam por temperaturas de até 1.650º C, mas eles são protegidos por placas especiais de isolamento térmico. Com informações da agência Reuters.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.