| 30/01/2003 13h54min
Os dissidentes do PMDB lançaram oficialmente a candidatura do senador gaúcho Pedro Simon para a liderança do partido no Senado. Durante reunião realizada nesta quinta, dia 30, em Brasília, o grupo também decidiu lançar um nome alternativo para disputar a liderança na Câmara de Deputados.
– Há um grupo que quer mudar o partido. Numa convenção, 96% do partido disse que queria ter candidato próprio a presidente da República, mas a atual direção nos levou a outro caminho. Agora queria, com a maior tranqüilidade, sentar à mesa com o PT e deixar tudo como está. Nós queremos mudar o rumo – disse Simon, que ficou de definir até sexta se será ou não candidato.
No encontro, que contou com a participação de Orestes Quércia, Roberto Requião, Paes de Andrade, Mão Santa e José Maranhão, os peemedebistas decidiram apoiar o nome do deputado Barbosa Neto para líder da bancada na Câmara, disputando a indicação com Eunício Oliveira. Ficou acertado também o apoio a José Aristodemo Pinotti para disputar com Geddel Vieira Lima a vice-presidência da mesa diretora da Câmara no plenário.
Caso Simon aceite concorrer, seu adversário será o atual líder do PMDB na Casa, Renan Calheiros (AL), do grupo ligado ao presidente do partido, Michel Temer (SP).
A disputa entre os dois deve agravar ainda mais a crise interna do partido. No acordo da semana passada que definiu o nome do ex-presidente José Sarney para a presidência do Senado, ficou acertado que Calheiros, que também disputava o comando, teria caminho livre para assumir a liderança do partido.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.