| 08/11/2002 23h15min
O governador eleito Germano Rigotto (PMDB) participa na próxima segunda, dia 11, de um encontro com os deputados estaduais da sigla para definir o ano em que o partido ocupará a presidência da Assembléia Legislativa.
O PMDB gaúcho está em dúvida se assume a Assembléia em 2003 ou 2006 e por isso convocou a reunião. Parlamentares, dirigentes do partido e o próprio Rigotto pretendem debater qual o momento mais propício para ocupar o cargo. Há uma divisão da bancada entre a escolha do primeiro ou último ano do governo, mas a palavra final deverá ser de Rigotto.
O acordo fechado na noite dessa terça, dia 7, entre parlamentares e dirigentes do PMDB, do PDT, do PPB e do PTB que exclui o PT do rodízio na presidência da Assembléia Legislativa na próxima legislatura provocou uma série de discussões. O PT possui a maior bancada, com 13 parlamentares, e não abre mão de pelo menos um ano na presidência do Legislativo. A legenda ameaça ficar fora da Mesa. Lideranças do quatro partidos que fecharam o acordo afirmam que o regimento da Assembléia permite que o maior bloco assuma a presidência.
O acordo entre PMDB, PDT, PTB e PPB garante ao PT a primeira ou segunda vice-presidência da Mesa. Por ter a maior bancada constituída, com 13 deputados eleitos, a sigla tem ainda o direito de assumir o comando de três comissões temáticas da Assembléia.
O governador eleito afirmou nesta sexta que o rodízio deve ser um acerto exclusivo dos partidos que compõem a Assembléia, e que preferia não opinar sobre o assunto.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.