| 01/10/2002 20h12min
Nesta quarta-feira, dia 2 de outubro, acontece o último debate entre os candidatos ao governo de Santa Catarina, às 22h25min, logo após a novela Esperança, da Rede Globo. Todos os candidatos com representatividade na Câmara dos Deputados foram convidados, o que exclui Gilmar Salgado, do PSTU. O candidato do PSB, Antônio Bello Júnior, foi convidado mas desistiu no início da noite de participar.
A grande dúvida ainda é a participação do governador e candidato à reeleição, Esperidião Amin (PPB). Embora já tivesse tomado a decisão no final da tarde de terça, o governador preferiu manter suspense sobre a sua participação. Ao final, ele foi ao programa.
A ida do governador ao debate era a principal expectativa dos outros candidatos. Para Luiz Henrique da Silveira (PMDB), a sociedade catarinense merece assistir a um debate, no primeiro turno, com a presença do governador. A coordenadora da campanha de José Fritsch (PT), Eva Maria Dalchiavon, disse que espera que Amin vá. Dizendo-se tranqüilo e preparado para o encontro, o candidato pelo PPS ao governo de Santa Catarina, Sérgio Grando, destacou que pretende repetir o que fez nos outros debates: apresentar propostas e não atacar ninguém.
Para o diretor de jornalismo da RBS TV, Claiton Selistre, devido aos resultados das últimas pesquisas de intenção de voto – que apresentam a tendência de haver um segundo turno em Santa Catarina – o debate desta quarta acabou ganhando uma importância estratégica tanto do ponto de vista dos candidatos quanto dos eleitores que ainda não definiram o voto.
– O debate entre os candidatos será decisivo para a eleição de domingo, por isso, acredito, os candidatos estarão mais preocupados com a forma como irão encaminhar as questões – disse o diretor ao Diário Catarinense.
Conforme Selistre, o mediador, o jornalista Paulo Alceu, terá a função exclusiva de organizador, "porque quem faz o debate são aqueles que perguntam e respondem".
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.