| 28/09/2002 19h42min
Pesquisa realizada com 1,2 mil eleitores indica possibilidade de ocorrer segundo turno entre os candidatos das coligações SC Melhor, Esperidião Amin, e Por Toda SC, Luiz Henrique da Silveira. Se as eleições para o governo do Estado fossem hoje, uma certeza: Santa Catarina teria o segundo turno. Em pesquisa do Instituto Ibope/RBS TV o candidato à reeleição Esperidião Amin (PPB), aparece com 41% das intenções de voto. A soma dos outros candidatos é de 42%.
Conforme a pesquisa estimulada, que apresenta para o eleitor o nome dos candidatos, no segundo turno estariam disputando o governo estadual, Amin e Luiz Henrique. A queda de Amin, com relação à última pesquisa, foi de 5 pontos percentuais, enquanto que a queda de Luiz Henrique, que está hoje com 25% das intenções de voto, foi de dois pontos percentuais. Em terceiro lugar, aparece o candidato do PT, José Fritsch, que saiu de 12%, na última pesquisa de 20 de setembro, para 13%. Com uma distância de 10 pontos percentuais do terceiro colocado, aparece o candidato do PPS, Sérgio Grando, mantendo 2% das intenções de voto. Gilmar Salgado (PSTU) e Antônio Bello Junior (PSB) têm 1%.
Na pesquisa espontânea, que deixa o eleitor livre para responder em quem vai votar, sem oferecer opções, a diferença entre o primeiro e o segundo colocado é de 13 pontos. Amin tem 33%, Luiz Henrique 20%, enquanto que Fritsch aparece com 10%.
A pesquisa procurou conhecer o índice de rejeição de cada candidato e concluiu que 22% dos eleitores catarinenses não votariam em Amin. Em segundo, de acordo com o índice de rejeição, aparece Bello, com 15% dos votos, seguido de Fritsch, que tem 13% de rejeição. Conforme o Ibope, 12% dos eleitores não escolheriam Luiz Henrique, 11% não votariam em Gilmar Salgado e 10% não dariam o voto a Grando.
Em uma simulação do segundo turno entre Amin e Luiz Henrique, a pesquisa mostra que o candidato governista sairia vencedor do pleito, com 50% dos votos, contra 38% do adversário.
As informações são do Diário Catarinense.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.