| hmin
Depois de se distanciar nas pesquisas de intenção de voto do candidato do PPS, Ciro Gomes, José Serra (PSDB) pretende dar uma reviravolta em sua campanha para centrar as atenções e as munições no petista Luiz Inácio Lula da Silva. A idéia não é atacar o passado e as incoerências de Lula, como ocorreu com Ciro, mas discutir as propostas de governo.
Um dos primeiros sinais deste debate foi divulgado nesta terça-feira, 10 de setembro, no próprio site de Serra (www.joseserra.com.br). Sob o título Começa um dos Maiores Debates Eleitorais da História do País e ilustrado com as fotos oficiais de campanha de Lula e de Serra, o texto publicado no site tucano questiona, por exemplo, quem é o mais preparado para governar o país. No final do texto, há uma saudação à democracia, ao debate ao povo brasileiro, a José Serra e até mesmo a Lula: "Viva Luiz Inácio Lula da Silva!", diz o artigo.
Para os estrategistas da coligação PSDB-PMDB, o segundo turno começou e terá Lula e Serra na disputa. Os tucanos querem forçar a discussão dos projetos imediatamente porque entendem que isso desgastaria o petista para uma eventual disputa no segundo turno.
Os coordenadores da campanha de Serra prometem uma campanha centrada no debate de propostas, mas alertam: se o governo Fernando Henrique Cardoso for remexido, vão apontar problemas nas administrações do PT.
– Se for para fazer avaliação administrativa de governos, vamos ter de lembrar Santo André, o governo da Marta em São Paulo e do Rio Grande do Sul – afirmou o publicitário Rui Rodrigues, que com Nizan Guanaes e Nelson Biondi forma o trio de marqueteiros que assina o programa do horário eleitoral de Serra na TV e no rádio.
Na primeira aparição pública após as novas pesquisas, José Serra desafiou Lula a mostrar como pretende criar os 10 milhões de emprego que promete em seu programa de governo. É nessa tecla – de quem é o mais preparado – que os tucanos pretendem bater ao tratar de vários assuntos, como comércio exterior, política internacional e a geração de empregos.
O candidato do PT ao Senado por São Paulo, deputado federal Aloizio Mercadante, afirmou que a nova estratégia de Serra de atacar a candidatura do petista Luiz Inácio Lula da Silva é de "duvidosa eficácia". De acordo com ele, a melhor estratégia seria partir para o debate de propostas.
– A estratégia do Serra de atacar adversários de forma ofensiva, às vezes rebaixadas, é de duvidosa eficácia – disse.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.