| hmin
Em resposta à pressão do PMDB pela retirada da candidatura a governador de Vicente Bogo (PSDB) em favor de Germano Rigotto, os tucanos gaúchos começam a cogitar nomes de candidatos a vice-governador. Entre os nomes cogitados para vice estão o deputado estadual Jorge Gobbi, o ex-reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Ruy Pauletti, o ex-prefeito de Caxias Mansueto Serafini e a ex-miss Brasil Deise Nunes.
Depois que o deputado federal Darcísio Perondi (PMDB) levou na semana passada a preocupação com a aliança no Estado ao presidente Fernando Henrique Cardoso, uma comitiva de tucanos gaúchos deve desembarcar até a próxima semana em Brasília para tratar do assunto. A comitiva deve ser liderada pelo presidente estadual Bercílio Silva. Ele disse nesta domingo, dia 3, que a intenção é discutir a disputa no Estado com a direção nacional tucana e, se possível, obter uma audiência com FH.
Na semana passada, o deputado federal gaúcho Darcísio Perondi (PMDB) chegou a pedir ao presidente Fernando Henrique que interferisse na situação e sugerisse a retirada da candidatura de Bogo, quando teria recebido um sinal verde.
Enquanto Bercílio prefere a diplomacia ao se referir ao PMDB, Bogo é incisivo. Neste domingo, ele lembrou que assim como o PMDB, o PSDB também já tem candidato a governador do Estado e avisou que qualquer conversação deve ocorrer "de igual para igual". Bogo evita falar sobre a possibilidade ou não de retirada de sua candidatura, o que chamou de "especulação", e demonstrou estar incomodado com tal sugestão vinda do PMDB.
– A era dos casuísmos acabou. Essa coisa de alguém tentar dar um tapetão, como se o partido tivesse dono, não existe mais. Rechaçamos qualquer atitude intervencionista, como se lá em Brasília fosse onde se decide as coisas – reclamou.
O candidato tucano lembrou ainda que a aliança nacional entre PSDB e PMDB não obriga que a mesma parceria seja reproduzida nos Estados.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.