| hmin
A Executiva Nacional do PTB descartou totalmente uma intervenção no Estado. A informação foi confirmada na tarde desta quarta-feira, dia 15, pelo deputado federal Edir Oliveira, que esteve reunido, em Brasília, durante três horas com dirigentes do partido. A secretária-geral do PTB no Estado, Sônia Santos, também esteve presente no encontro e confirmou a informação:
– O PTB do Rio Grande do Sul, junto com o PDT, vai encontrar uma solução. A executiva nacional do partido entendeu nosso quadro e viram nossa boa vontade – disse em entrevista à Rádio Gaúcha.
A reunião da tarde desta quarta-feira pegou de surpresa o deputado estadual Sérgio Zambiasi – um dos principais articuladores da negociação. Zambiasi estava chegando a Porto Alegre, vindo de Brasília, quando soube do encontro. Reunido na noite de terça-feira, dia 14, na capital federal com dirigentes nacionais do PTB, o deputado havia acordado o cancelamento da reunião que decidiria pela intervenção no RS. Ao receber a notícia de que cúpula nacional estava reunida, Zambiasi chegou a pensar que os dirigentes teriam mudado de posição.
– O que está me parecendo é que o partido está comprometido com a intervenção e com alguém. E este alguém determinou que o acordo só poderia acontecer mediante intervenção no Rio Grande do Sul. E eu confesso que estou absolutamente supreso, dizia o deputado, sem esconder a preocupação.
O mal-entendido foi desfeito em seguida, quando ficou esclarecido o resultado da reunião da cúpula nacional desta quarta-feira que confirmou o que já havia sido decidido com Zambiasi na noite anterior: não haverá intervenção no Estado. A questão das eleições proprocionais, no entanto, não foi discutida. O PTB gaúcho quer manter as candidaturas próprias dos partidos ao legislativo, o que contraria a direção nacional, favorável a uma junção com o PDT. Para a chapa majoritária ao Piratini, os petebistas gaúchos indicaram o nome do ex-prefeito de Sapucaia do Sul, Luiz Francisco Barbosa.
O PTB nacional estava ameaçando intervir no Estado diante do impasse quanto a definição em apoiar o candidato do PDT, José Fortunati . Apesar de aliança firmada entre a cúpula nacional e o presidente do PDT, Leonel Brizola, os integrantes PTB gaúcho estavam mostrando resistência. Grande parte dos militantes e políticos petebistas no Estado se mostravam favoráveis em apoiar a candidatura do ex-governador Antônio Britto (PPS). As informações são da Rádio Gaúcha.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.