| 15/05/2002 00h26min
Uma nova trégua entre as direções nacional e estadual do PTB foi firmada na noite desta terça-feira, dia 14. A reunião da executiva que seria realizada nesta quarta, em Brasília, para iniciar o processo de intervenção no diretório gaúcho foi suspensa. O pacto foi negociado pelo deputado Sérgio Zambiasi, durante uma reunião com o comando nacional do PTB, que durou cerca de três horas.
Zambiasi garantiu na reunião que o PTB gaúcho não se opõe à orientação da cúpula de apoiar a candidatura de José Fortunati (PDT). O único entrave seria a resistência do PTB gaúcho em indicar um nome para vice na chapa do pedetista.
– Há uma disposição dele (Zambiasi) em apoiar o Fortunati, mas queremos que o PTB gaúcho também indique o vice – afirmou o vice-presidente nacional do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ).
Ao deixar a sala de reuniões, Jefferson conversou reservadamente com o presidente nacional do PTB, deputado José Carlos Martinez (PR). Os dois saíram satisfeitos do encontro, que teve momentos de tensão. Ao final, Zambiasi, que estava acompanhado somente do deputado Edir Oliveira, considerou positivo o encontro.
– A intervenção seria um ato de força. O PTB gaúcho não se opõe a decisão da cúpula. A unidade trabalhista é uma proposta válida – disse.
O presidente da Assembléia gaúcha, porém, confirmou que o problema reside em encontrar um nome do PTB para a chapa de Fortunati. A indicação da ex-vereadora Sônia Santos, que veio a Brasília, mas não participou da reunião, foi descartada. Sônia não abre mão de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.
A reunião com Zambiasi ocorreu no mesmo dia que as cúpulas nacionais do PTB, PDT e PPS começaram a negociar um novo acordo nos Estados. A intenção não é mais de isolar o PPS e suspender a exigência de aliança somente entre PDT e PTB nas eleições proporcionais. A proposta agrada ao PTB gaúcho, mas Jefferson disse que a reaproximação com o PPS não passa por discussão no Rio Grande do Sul.
– O Rio Grande do Sul será uma exceção. Lá precisamos cumprir um acordo que com o PDT nacional. A Frente será reconstruída com o PPS, mas do Paraná para cima – disse Jefferson.
Além de Martinez, Jefferson, Zambiasi e Oliveira, participaram da reunião o ex-governador de São Paulo Luiz Antônio Fleury e o tesoureiro nacional do PTB, Walfridodos Mares Guia (MG).
Ao forçar que o PTB indique um vice para Fortunati, a cúpula quer evitar que na convenção estadual o partido decida apoiar a candidatura de Antônio Britto (PPS) ao Palácio Piratini, como desejam as bases do partido. A hipótese, porém, foi negada por Edir Oliveira:
– Não vamos fazer uma acordo e depois roer a corda.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.