| hmin
O enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Anthony Zinni, esteve reunido na manhã desta sexta-feira, dia 5, (horário de Brasília), com o líder palestino Yasser Arafat. O encontro ocorreu no quartel-general onde Arafat está entrincheirado, na cidade cisjordana de Ramallah.
Na reunião, o emissário norte-americano tentou persuadir Arafat a aceitar a fórmula de cessar-fogo oferecida na semana passada a israelenses e palestinos como passo preliminar à aplicação do Plano Tenet. O plano de George Tenet, diretor da CIA (agência de inteligência dos EUA), estabelece mecanismos para o cessar-fogo duradouro no Oriente Médio.
De acordo com o jornal israelense Ha'aretz, Zinni também reforçou o pedido do governo de Israel para a entrega dos assassinos do ministro do Turismo, Renavan Ze'evi, morto em Jerusalém em outubro passado por militantes do grupo Frente para a Libertação da Palestina (FPLP).
Jornalistas foram impedidos de cobrir o encontro. Soldados israelenses atiraram bombas de gás lacrimogêneo e granadas de efeito moral contra um grupo de 30 repórteres que se aproximaram do quartel-general.
O general reformado Anthony Zinni tornou-se o primeiro oficial a ter seu encontro com Arafat autorizado pelo governo israelense. O lider palestino foi confinado, na semana passada, a uma das poucas salas de seu complexo, quando o Exército de Israel começou uma grande ofensiva militar contra militantes palestinos.
O encontro ocorreu dias antes da visita do secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, à região - anunciada na noite de quinta-feira, dia 4, pelo presidente norte-americano George Bush.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.