| hmin
O PMDB decidiu em uma pré-convenção realizada na tarde desta sexta-feira, dia 8, cancelar a prévia que escolheria o candidato à Presidência da República e que aconteceria no dia 17 de março. A decisão de fazer uma prévia para definir um candidato do partido havia sido aprovada por 97,5% dos votos em convenção realizada em setembro de 2001.
Na reunião desta tarde estiveram presentes 285 peemedebistas, no entanto alguns tinham direito a mais de um voto por acumularem funções dentro do partido. Foram 356 votos contra a realização da prévia, 38 a favor e dois votos em branco. Com a não realização, a escolha ou não de um nome para concorrer ao Palácio do Planalto fica adiada para junho, quando serão oficializados os candidatos do partido e as alianças.
A decisão favorece o grupo que defende uma aliança com o candidato do PSDB à Presidência, senador José Serra (PSDB). O presidente nacional da sigla, deputado Michel Temer (SP), comemorou o resultado da convenção. No entanto, ele afirmou que ainda não há nenhuma tendência de aliança dentro do partido
O representante do governador de Minas Gerias e pré-candidato do partido, Itamar Franco, Alexandre Dupeyrat, afirmou que apesar do resultado desta tarde, a prévia será realizada em nove estados - Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Rondônia, Goiás, Paraná e Santa Catarina - que representam mais 60% dos convencionais peemedebistas com direito a voto.
O presidente do PMDB de São Paulo, Orestes Quércia, também não gostou do resultado e afirmou que não reconhece a validade da convenção. Ele afirmou que a prévia marcada para o dia 17 de março ainda continua valendo. A ala liderada por Quércia, que é a favor da candidatura própria, deve ingressar na Justiça para tentar cancelar a votação desta sexta.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.