| 05/03/2002 08h46min
Doze dias antes da prévia que definirá o candidato do PT ao governo do Estado, a agenda de campanha dos dois pré-candidatos gaúchos se intensificou. Na noite dessa segunda, dia 4, enquanto o prefeito Tarso Genro se reunia com apoiadores no Vale do Sinos, o governador Olívio Dutra participava de encontros com militantes da Capital. No início da noite, Olívio participou de um happy hour com os deputados federais Ana Corso, Henrique Fontana, Adão Pretto e Orlando Desconsi, no Mercado Público de Porto Alegre. Os parlamentares vieram de Brasília para manifestar o apoio à reeleição do governador.
Pouco depois das 20h, Olívio foi a estrela da 1ª Plenária de Dirigentes e Militantes Petistas, que reuniu apoiadores porto-alegrenses de sua candidatura. Concentrados no salão da Igreja Pompéia, centenas de militantes defenderam a reeleição do governador e debateram a organização da campanha municipal da pré-candidatura. A plenária teve a participação de vereadores, deputados, secretários de Estado e do vice-governador Miguel Rossetto.
Aplaudido de pé, o governador discursou por mais de meia hora e afirmou que o governo está nas mãos da cidadania desde 1999. Olívio disse não entender as reclamações dos apoiadores de Tarso, que pedem mais pluralidade dentro do governo gaúcho.
– Não há nenhuma corrente interna do partido que não esteja no nosso governo – afirmou o governador.
Numa região conhecida pela força eleitoral de Olívio, o Vale do Sinos, o pré-candidato do PT ao governo do Estado Tarso Genro reconheceu o risco que os apoiadores do governador vêm ressaltando em sua candidatura. Mas insistiu que deixar a prefeitura da Capital com pouco mais de um ano de mandato cumprido não é o maior risco que já enfrentou na carreira política.
– Vamos apresentar pela quarta vez consecutiva a mesma candidatura? O companheiro Olívio Dutra que nos perdoe, ele é candidato legítimo, mas a nossa candidatura é tão legítima quanto a dele. Queremos restaurar a pluralidade – afirmou o prefeito.
Tarso aproveitou o encontro para inaugurar o comitê de apoio a sua candidatura para as prévias de 17 de março. São Leopoldo é o município de origem de líderes do PT que apóiam o governador do Estado, como o vice, Miguel Rossetto, o secretário de Habitação, Ary Vanazzi, e o deputado estadual Ronaldo Zülke.
FERNANDA CRANCIO
Olívio participu de um happy hour com os deputados (a partir da esquerda) Adão Pretto, Henrique Fontana, Ana Corso e Orlando Desconsi
Foto:
Mauro Vieira
/
ZH
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.