Educação Básica | 02/11/2013 14h22min
A vista privilegiada, na beira da Lagoa da Conceição, atrai os olhares dos visitantes. Mas além do visual, o que chama atenção no Núcleo de Educação Infantil (NEI) do Canto, em Florianópolis, é o cuidado com a horta montada no terreno na escola há oito anos. Alface, berinjela, abobrinha, salsinha, cebolinha e outros temperos utilizados no preparo da merenda vem de lá. A cozinheira Dulcinéia Irene Garcez, 55 anos, junto com os alunos, cuida dos alimentos e ensina o cultivo.
Néia, como é conhecida, está há 29 anos na escola. Acompanhou todas as mudanças no munícipio para uma alimentação mais saudável nas unidades educacionais, e aprovou. Como plantar e cuidar da pequena plantação ela já sabia. Nos seminários técnicos promovidos pela Prefeitura e com a ajuda dos engenheiros da Cepagro, aprimorou a técnica.
— Agora já sei qual a melhor época para cada coisa, quando vai nascer. As crianças gostam e têm um cuidado com a horta. Casca de frutas e verduras, eles já sabem que têm que ir pro baldinho especial, que tudo vai parar na composteira — explica.
Após dois meses, a mistura de resíduos com serragem vira terra fértil para o cultivo. Na hora das refeições, os 80 alunos sabem de onde vieram os alimentos, e comem tudo para fazer bonito. como a pequena Ester dos Santos, 3 anos.
Assim como o NEI do Canto, outras 81 unidades escolares da rede municipal da Capital têm o projeto Educando com a Horta Escolar e Gastronomia da Prefeitura de Florianópolis. No formato que existe atualmente, o projeto existe desde 2009. A coordenadora, nutricionista Sanlina Barreto Hulse, explica que o objetivo não é abastecer as unidades, mas sim educar:
— Os alunos se sentem parte do processo, eles veem o modo como tudo acontece, e junto com isso os educadores trabalham a parte pedagógica, educação ambiental, ecossistema, higiene. A horta é uma aliada para desenvolver o conhecimento.
Um convênio firmado com o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura em Grupo - Cepagro possibilita a visita de engenheiros agrônomos duas vezes por mês nas unidades, que assessoram no desenvolvimento da horta.
A Prefeitura também desenvolve seminários técnicos para capacitar e dividir experiências com os articuladores de cada unidade.
Ester dos Santos, 3 anos, é uma das alunos beneficiadas com o projeto Educando com a Horta, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis
Foto:
Betina Humeres
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.