clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Prêmio RBS de Educação - Para Entender o Mundo  | 04/07/2013 07h36min

Curso online de mediação de leitura estimula professores em Santa Catarina

Até o dia 14 de julho, enquanto durar o período de inscrições, qualquer pessoa que acessar o site terá acesso ao conteúdo gratuito para facilitar a compreensão dos alunos

Gabriela Wolff  |  gabriela.wolff@horasc.com.br

Faltam poucos dias para o encerramento das inscrições do Prêmio RBS de Educação, que nesta primeira edição adotou o tema "Para Entender o Mundo". Para estar apto à inscrição o ideal é que, antes, o educador realize o curso online "Mediação de leitura: uma ponte entre o leitor e o texto".

Até 14 de julho, enquanto durar o período de inscrições do prêmio, qualquer pessoa que acessar o site terá acesso ao curso gratuito, um estímulo aos educadores para transformar o dia a dia nas salas de aula.

De maneira simples, dividido em módulos com vídeos e textos, o curso online traz informações sobre leitura, o papel do mediador e apresenta estratégias de mediação. O curso também oferece subsídios quem precisa escrever o relato que deverá ser enviado para a comissão de avalição do prêmio.

O conteúdo do site já despertou a atenção de milhares de usuários em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, como uma etapa de formação.

— O grande objetivo da mediação de leitura é convidar o outro para ler, é apresentar este universo para alguém que não conhece ou quer conhecer mais. Fazer o outro adentrar neste mundo que pode ser encantador quando ele tem um parceiro mais experiente — reforça Edilene Fonseca, formadora em mediação de leitura e contadora de histórias, em um dos vídeos apresentados no curso online.

Assim como Edilene, milhares de educadores ajudam crianças, jovens e adultos no desenvolvimento dessa habilidade. Mas nem sempre sempre a mediação é previamente organizada e planejada. Este é um dos objetivos do curso: exercitar e auxiliar na prática.

A professora de séries iniciais na rede municipal de Florianópolis Alana Barbosa Ferreira Cipriano já fez a inscrição e realizou o curso de mediação. Ela conta que gostou bastante, principalmente dos três passos de preparação para a leitura:

— Já estou aplicando para os meus alunos em sala de aula. Vi que faz muita diferença criar um ambiente diferente para a leitura — conta.

Ela diz que enquanto realizava o curso foi fazendo anotações e relembrando conteúdos.

Em Blumenau, a professora de educação infantil Keila Cristina de Almeida Silva também passou pela experiência, assim como a educadora Fátima de Souza Bastos, de Joinville.

O que dizem as educadoras

ALANA BARBOSA FERREIRA CIPRIANO
Professora de 4ª série na rede municipal de Florianópolis



"Gostei bastante do curso, principalmente das dicas para preparação de leitura. Os passos mostrados no curso fazem bastante diferenças. Já está aplicando para os meus alunos as três etapas: em um dia fez a preparação para a leitura, no segundo dia a própria leitura e agora irei fazer a contação de história. Enquanto eu via o vídeos e realizava o curso, fui fazendo anotações e também relembrando conteúdos que vão ajudar a fazer o meu relato."

FÁTIMA DE SOUZA BASTOS
Professora de Educação Infantil no CEI Sol Nascente, em Joinville



"Achei o curso muito bom, bastante explicativo e aprendi bastante. A parte que mais gostei foi a de prestar atenção aos detalhes, a preocupação que devemos ter com o outro, ter certeza que está compreendendo o que está sendo escrito. O curso poderia até ser mais longo."

KEILA CRISTINA DE ALMEIDA SILVA
Professora de Educação Infantil no CEl Walter Rosiman, em Blumenau



"De forma simples o curso conseguiu mostrar novos conceitos sobre mediação de leitura e a importância do seu papel, e me abriu um leque de novas formas de ensinar. Os vídeos também foram bem interessantes, pude ver como outros profissionais trabalham. Já incentivei outras colegas e realizarem o curso e participarem do prêmio."

::A premiação

:O Prêmio RBS de Educação é uma das principais iniciativas do Grupo RBS a fim de contribuir de maneira efetiva na melhoria da qualidade da Educação Básica no país. Lançado em 2013, tem o objetivo de valorizar o trabalho de professores e cidadãos e de disseminar práticas educativas de sucesso em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

:Realizado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), com apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o Prêmio RBS de Educação fundamenta-se nos princípios divulgados pelo Ministério da Educação e busca promover novos olhares para a realidade da educação brasileira.

::Quem participa

:O Prêmio RBS de Educação vai premiar experiências de estímulo à leitura com crianças, jovens e adultos por meio de relatos de mediação de leitura. Professores e educadores da rede pública, privada, e também de projetos comunitários podem participar enviando seus relatos de experiências vivenciadas com os alunos.

::Prazos

:Inscrições até 14/07/2013
:Envio de relato até 10/08/2013
:Mais informações em www.premiorbsdeeducacao.com.br

HORA DE SANTA CATARINA

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.